CEO’S PARTICIPANTES DA EDIÇÃO 2017

Miguel Pérez Jaime - Allianz

Miguel Pérez Jaime é formado em Economia e Administração pela UCM Madrid, e com especialização em Ciências Atuariais, Miguel ingressou no Grupo Allianz no ano 2000.

Antes de assumir a função de CEO na Allianz Brasil, ocupou diversas posições de destaque. Atuou como Chief Life & Health Officer e membro do board (Conselho de Administração) da Allianz Espanha e como CEO da Allianz Popular.

 


Claudio Raupp - HP

Claudio Raupp acumula mais de 20 anos de experiência nas áreas de tecnologia e telecomunicações, ocupando posições locais, regionais e globais em diferentes empresas como IBM, Nokia e HP.

Raupp começou sua carreira na IBM Brasil em 1986, onde trabalhou por 16 anos, ocupando vários cargos incluindo vendas, estratégia, operações de vendas e gerência geral. Em uma atribuição internacional, assumiu a posição de gerente de operações e estratégia para o mercado SMB para para IBM América Latina nos EUA. Raupp também trabalhou como Country Manager do Tivoli e diretor para o setor das telecomunicações, utilities e mídia na IBM Brasil. Em 2002, Raupp ingressou na Nokia Brasil como vice-presidente e Gerente Geral para dispositivos móveis. Em 2006, ele foi transferido para Londres e liderou o Desenvolvimento de Vendas Global. Ele também foi membro do Conselho do INdT (Instituto Nokia de Tecnologia).

Raupp começou sua carreira na HP Brasil em 2008 como vice-presidente do Grupo de Sistemas Pessoais (Personal Systems Group). Em 2012, ele se tornou o líder do PPS, após a fusão das unidades do Grupo de Sistemas Pessoais (Personal Systems Group) e de grupo de imagem e impressão (Imaging & Printing Group). Em novembro de 2015, a HP se dividiu em duas companhias criando a Hewlett Packard Enterprise and HP Inc. Raupp foi nomeada como General Manager and Managing Director para HP Inc. Brasil. Ele também é membro do conselho da HP Prev (do fundo de pensão da HP).

O executivo é formado em Engenharia Elétrica pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Administração pela Universidade de Salvador, e Educação Executiva pela Universidade de Harvard e London Business School.

 

 


Eduardo Gouveia - Cielo

Eduardo Gouveia é presidente da Cielo, empresa de soluções de meios de pagamentos, tecnologia e serviços para o varejo.

Antes de assumir a companhia, no começo de 2017, atuou como presidente da Alelo e da Multiplus Fidelidade. Gouveia já teve passagem pela Cielo como vice-presidente de Vendas e Marketing, cargo que exerceu entre 2006 e 2009. Anteriormente, ocupou a Vice-Presidência de Marketing do Walmart Brasil e foi diretor geral da HiperCard.

O executivo é graduado em Ciências da Computação pela UFPE, com especialização em Finanças pelo IBMEC e possui MBA em Marketing pela FGV.


Phillip Schiemer - Mercedes-Benz do Brasil

Philipp Schiemer, 52 anos, assumiu como presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina em junho de 2013. Formado em Administração de Empresas pela University of Cooperative Education de Stuttgart, na Alemanha, o executivo atua há mais de 20 anos no setor automotivo.

Em sua função, Philipp Schiemer é responsável por todas as operações da empresa, que é a maior fabricante de veículos comerciais da América do Sul, e concentra a produção dos motores, câmbios e eixos utilizados nos produtos.

Com mais de 15 anos de experiência no País, o executivo já foi vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. Além disso, já trabalhou com todas as linhas de produtos (caminhões, ônibus, vans e automóveis) e tem amplo conhecimento sobre a indústria automobilística nacional. Antes de assumir o atual cargo, foi vice-presidente de Marketing da Mercedes-Benz Automóveis, na Alemanha, entre janeiro de 2010 e maio de 2013.

Trabalhando no Grupo Daimler desde 1987, o executivo já foi gerente de Vendas, sendo responsável pela área de Desenvolvimento da Rede de Concessionários e assistente da diretoria de Vendas.

 


Guilherme Costa - Smith & Nephew

Guilherme Costa é atualmente o presidente da operação da Smith & Nephew no Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos para a saúde e iniciou a operação da Smith & Nephew no País em 2014, através da aquisição de duas empresas locais. A Smith & Nephew do Brasil vem em pouco tempo acumulando histórias de sucesso, mantendo um crescimento médio acima de 30% ao ano e se tornando a principal referência no seu segmento dentro do mercado de saúde.

Anteriormente, ocupou diversas posições de liderança em empresas como Johnson & Johnson, Medtronic e Becton Dickinson, baseado nos EUA, Europa e América Latina.

Ele é formado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, administração de empresas pela Universidade Mackenzie e possui um mestrado em Gerência Internacional pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.

 


Cleber Morais - Schneider Eletric

Cleber Pereira de Morais possui 27 anos de atuação em grandes companhias do setor de tecnologia. Desde fevereiro/16 lidera a Schneider Brasil, multinacional francesa com mais de 150 anos de história.

Presidiu a Bematech SA por quatro anos, também como CEO e Relação com Investidores, está sempre ao lado do Conselho para as tomadas das decisões estratégicas da Companhia. Nos últimos dois anos foi responsável por uma forte reestruturação o que promoveu um aumento do valor patrimonial da empresa.

Foi presidente da Avaya no Brasil entre 2007 e 2011. O sucesso na gestão à frente da Companhia se tornou um Case em jun/10: “Gestão da Mudança – Cinco passos para o Sucesso” quoted in an Harvard Business Review Magazine article / SP

Entre 1996 e 2007 foi executivo da Sun Microsystems, assumindo a diretoria de Vendas da América Latina em 2001, a partir da Flórida, nos Estados Unidos. Retornou ao Brasil para assumir a presidência da subsidiária local, onde obteve grandes conquistas nas áreas de marketing, comercial e vendas com canais. Também teve passagem pela IBM Brasil, de 1988 a 1996. É graduado em engenharia eletrônica pela Faculdade de Engenharia Mauá-SP. Tem extensão e aprimoramento profissional em vendas, marketing, relacionamento com clientes e liderança certificados por instituições como Harvard Business School, Columbia University Business School,University of Pennsylvania, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, PGA 2009 e London Business School.

 

É membro do WTC e YPO.


Fernando Fischer - Reed Exhibitions Brasil

Fernando Fischer teve a oportunidade de liderar 9 P&Ls ao longo de sua carreira, dirigindo empresas como Philco, Gradiente Celular, Tectoy, Instituto Live Wright e atualmente a Reed Exhibitions Brasil, empresa britânica considerada a maior organizadora de eventos corporativos do mundo. Além da carreira corporativa, tem três startups no curriculum, sendo um deles nos Estados Unidos em sociedade com a Qualcomm. Tem MBA pela Universidade de Rochester com cursos de especialização em Harvard e Stanford. É paulista, foi jogador de basquete até os 20 anos. É casado há 25 anos e tem 3 filhos.


Roberto Chade - Dotz

Roberto Chade é fundador e CEO da Dotz, empresa pioneira no modelo de programa de fidelidade por coalizão no Brasil. Com mais de 15 anos de atuação, a Dotz possui mais de 22 milhões de clientes e tem como sócia o grupo canadense Loyalty One - AirMiles, maior grupo de fidelização do mundo. Chade é formado em Administração de Empresas pela ESPM.


Henrique Martins - Brookfield

Henrique Martins ocupa os cargos de chief operations officer na Brookfield Brasil e de chief executive officer América Latina da Brookfield Energy Group L.P desde 2014. Ele também é managing partner da Brookfield Asset Managment e lidera as atividades da Brookfield Energia Renovável no continente, supervisionando diretamente as iniciativas de crescimento, operações, M&A, marketing, saúde e segurança, jurídico, meio ambiente e aquisição da companhia.

Com mais de quinze anos de experiência trabalhando no setor elétrico em áreas como geração, regulamentação e marketing, Henrique Martins foi nomeado, em 2010, diretor de M&A da Brookfield Energia Renovável, passando a chief operating officer da plataforma da América Latina em 2013. Ao longo dos anos na Brookfield, liderou importantes processos de aquisição de ativos de energia no Brasil. Ocupou o cargo de gerente sênior na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), participando em diversas operações de fusões e aquisições e da incorporação da CSN. Também participou do conselho de associações como a Abiape, Abrace, Itá Energética S.A. e o Consórcio Igarapava. Henrique é bacharel em economia pela PUC-Rio com MBA pela Universidade de Michigan.


Fernando Alves - PwC Brasil

Sócio-presidente da PwC Brasil e membro de fóruns internacionais do Network de firmas PwC, dentre os quais o Global Strategy Council e o Asia, Pacific & Americas Cluster Leadership Team. Anteriormente às responsabilidades atuais como CEO da PwC-Brasil, foi membro do Global Board da PwC International. Também trabalhou em vários mercados e escritórios da PwC, a saber: Salvador, Vitória, Houston, Nova York e São Paulo. É bacharel em administração de empresas e em ciências contábeis, tem mestrado em administração. Possui cursos de extensão no Massachusetts Institute of Technology – MIT (EUA), na University of Western Ontario (Canadá), na Darden School  - University of Virginia (EUA), na Escuela de Dirección y Negocios de la Universidad Austral – IAE (Argentina) e na Fundação Getúlio Vargas. É vice-presidente do Conselho de Administração da Câmara Americana de Comércio no Brasil – AmCham.

A PwC Brasil é uma organização de prestação de serviços de auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de gestão e assessoria em transações. Presente no Brasil há 100 anos, desde 1915, a PwC é a empresa líder nos seus segmentos de atuação e opera com cerca de 5.500 profissionais através de 18 escritórios nos principais centros econômicos do País.


Enrique Orge - Gomes da Costa

Enrique Orge Miguez é espanhol, tem 42 anos, é casado e tem 3 filhos. Licenciado em Administração de Empresas tem MBA pela Esade Business School de Barcelona. Trabalhou por três anos em Banca na Espanha, e em seguida, foi para o Grupo Calvo em 2000.

Após dois anos na Espanha, foi nomeado CFO da filial Centroamerica (El Salvador), onde ficou até 2006. De 2007 a 2010, foi CFO da filial brasileira da Gomes da Costa (em São Paulo). De volta a Madrid, em 2011, teve uma rápida passagem como diretor de Controladoria, TI e Planejamento do grupo, e após 6 meses, foi nomeado general manager do Grupo Calvo na Europa, onde permaneceu de 2011 a agosto 2016.

Desde agosto 2016, é o CEO da division América do Grupo Calvo, que tem faturamento de R$ 2,5 bilhos, sendo queo Brasil é responsável por 40% dos negócios.


Marcio Utsch - Alpargatas

 Marcio Utsch é graduado em Administração de Empresas e Bacharel em Direito, MBA em Gestão de Negócios pelo Coppead/UFRJ e MBA em Gestão Avançada/Finanças pelo INSEAD.

Seus principais cargos como executivo foram superintendente de Compras e de Operações da Mesbla S/A, diretor Comercial e Logística de Distribuição da Gradiente Entertainment e empresário do setor de Calçados e Utilidades Domésticas.

Ingressou na Alpargatas em 1997 e, desde 2003, exerce a função de presidente da Alpargatas SA.


Claudio Bergamo - Hypermarcas

Claudio Bergamo ingressou no grupo em 1998 e é membro do Conselho de Administração da Hypermarcas desde 2007, ocupando também o cargo de diretor presidente executivo (CEO) da companhia. Trabalhou na McKinsey & Company de 1989 a 1998, assessorando diversas empresas líderes nacionais e multinacionais em temas de reestruturação, programas de turnaround, estratégias de crescimento, melhorias operacionais e reorganizações. Iniciou sua carreira no grupo como diretor de Planejamento da Arisco, em 1998. Claudio Bergamo é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (1988), com MBA pelo Institute for Management Development (IMD), em 1992.



Paulo Serino - Grupo Marista

Paulo Serino  é superintendente executivo do Grupo Marista. Tem 48 anos e é o executivo responsável pela gestão dos negócios de educação superior, básica, saúde e solidariedade do Grupo Marista. Está na instituição desde 2011.

Começou a carreira executiva na Ambev, empresa na qual atuou por 12 anos e exerceu a gestão de negócios no Brasil e no exterior. Atuou durante quatro anos na Votorantim Cimentos, onde foi responsável por operações nas áreas de concreto e de cimento.

No segmento de Educação, foi responsável pelas operações da Estácio Participações em São Paulo, Região Sul e Mercosul, ocupando o cargo de diretor regional durante 2 anos e meio.

Engenheiro Mecânico formado pela UFPR, tem MBAs pela Fundação Dom Cabral e Ibmec e formações pelo MIT, FIA e IBGC.


Jerome Cadier - Latam

Jerome Cadier tem 46 anos e está há quatro anos no Grupo Latam. Em Santiago do Chile, foi vice-presidente sênior de Marketing do Grupo, sendo responsável pelas áreas de comunicação e branding, programa de fidelidade, experiência de viagem, business intelligence e digital para todo o grupo. Desde 1º. de maio, Jerome assumiu o cargo de CEO da Latam Airlines Brasil.

Anteriormente, o executivo trabalhou para a Whirlpool na área de vendas, tendo sido VP de Marketing e, posteriormente, CEO da companhia para a Oceania. Também atuou por oito anos na McKinsey Brasil.

Ele é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA em Marketing e Finanças pela Kellogg School of Management da Northwestern University.


Laurent Nielly - Ontex


Laurent Nielly se juntou à Ontex como presidente daOntex Brasil no início do mês de maio de 2017.

Ele tem larga experiência em empresas de bens de consumo, estratégia e integração de negócios, tendo operado na Europa, nos Estados Unidos e América Latina em negócios como P&G, McKinsey, PepsiCo e, nos últimos dois anos até maio, na Coty.


Newton Maia Alves - IMC

Newton Maia Alves, 38 anos, assumiu como CEO Global da International Meal Company (MEAL3) em janeiro de 2017, empresa em que atuava como membro do Conselho de Administração desde 2014, como representante do fundo de private equity Advent International, acionista controlador da IMC.

Em sua função, Newton Maia Alves é responsável por todas as operações da empresa e dos mais de 10 mil funcionários nos quatro países em que ela atua: Brasil, Estados Unidos, Panamá e Colômbia. A IMC é uma das maiores redes de restaurantes da América Latina, com aproximadamente 300 restaurantes presentes em shopping centers, aeroportos e rodovias, além de operações de catering de aviões em 14 aeroportos, no Brasil e na Colômbia.

Newton se graduou em engenharia de infraestrutura aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e tem MBA na Harvard Business School. Antes de integrar o time da multinacional de private equity Advent, em 2007, trabalhou na McKinsey & Company e foi sócio de uma fazenda de camarões no Rio Grande do Norte.

Na Advent, participou de vários deals: muitos deles relacionados à educação da Kroton (KROT3) e, também, dos setores de farmácia e de químicos. Foi CFO interino na Kroton e CEO na Atmosfera (companhia do setor de lavanderias industriais), ambas do portfólio de investimentos da Advent.


Jaime Cardoso - Bozano Investimentos

Jaime Cardoso é sócio da Bozano Investimentos, co-head de Private Equity e é responsável pela plataforma de Consumo, Varejo & Serviços. Antes de se juntar à empresa, Jaime foi Diretor de M&A do Bradesco Banco de Investimentos, Diretor de Investment Banking do Citibank Global Markets em Nova York e também economista pelo FMI. Jaime é PhD em Economia pela UCLA, integrante dos conselhos da Estapar, Laticínios São Vicente e Forno de Minas, participa no Comitê de RH da Estapar, além de ter sido conselheiro da Hortifruti.


Walter Schalka - Suzano Papel & Celulose

Walter Schalka é engenheiro formado pelo ITA, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), tendo participado de cursos de formação executiva no IMD (Suíça) e em Harvard (EUA).

É um executivo que ocupa, desde janeiro de 2013, o cargo de diretor presidente da Suzano Papel e Celulose. Ocupou antes o cargo de diretor presidente da Dixie Toga e da Votorantim Cimentos, após carreira como executivo do Citibank.


Nicolas Fischer - Coty

Graduado em administração de empresas pela Universidade TU Berlim, na Alemanha, e também qualificado academicamente em MBA da canadense Universidade British Columbia (UBC), Nicolas Fischer nasceu na pequena cidade alemã Karlsruhe, próxima a Baden Baden.

Em 1992, iniciou sua trajetória na Beiersdorf (BDF NIVEA / Hamburgo), como controller para a América Latina. Em março de 2001,  saiu do grupo Beiersdorf para assumir a presidência da Wella no Chile. Após dois anos, adicionalmente à sua função como presidente passou a ser o responsável regional da Wella para os países do Cone Sul – Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Nesses mercados, comandou processo de integração em fase de aquisição pela Procter & Gamble (2003), permanecendo até outubro de 2004.

Então, assumiu novo cargo na Procter & Gamble: diretor de Marketing dos negócios da Wella no Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Em setembro de 2005, de volta ao grupo Beiersdorf, assumiu a presidência da BDF NIVEA no Brasil com a missão de manter seu ritmo de crescimento. Permaneceu na companhia até 2012, quando ingressou na Hypermarcas, como presidente da divisão de Consumo.

Quatro anos depois, o executivo ingressou em um novo e audacioso desafio: presidir um novo player do ramo de cosméticos e beleza no Brasil. Em fevereiro de 2016, a Coty – hoje terceira maior companhia do segmento no mundo e no Brasil – comprou 22 duas marcas da Hypermarcas, dando origem à operação da Coty no Brasil. Junto com as marcas, toda a antiga equipe de Hypermarcas passou a integrar a Coty Brasil, inclusive Nicolas Fischer, que se tornou o general manager da unidade brasileira, com foco na divisão de Consumer Beauty. Desde então, dedica-se a acelerar o crescimento da companhia por aqui, com ótimos resultados até o momento.


Ralph Schweens - Basf

Ralph Schweens é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Mannheim, na Alemanha. Iniciou carreira na Basf em 1990 como consultor de marketing. Em 1995, assumiu a função de gerente de Marketing Estratégico da Basf, no México, e, dois anos depois, passou a gerente de Vendas de Plásticos. Em 1998, foi designado para o cargo de diretor de Agro e Produtos Químicos, também no México. No ano seguinte, voltou à Alemanha para assumir a diretoria de Vendas de Polímeros para a Europa e, em 2001, passou a vice-presidente sênior do Grupo de Indústria de Construção e Adesivos, na sede da Basf, em Ludwigshafen, Alemanha. Em 2005, tornou-se vice-presidente sênior de Marketing Estratégico da Unidade de Poliuretanos, em Bruxelas. Quatro anos depois assumiu a presidência do Grupo Basf no México, sendo responsável também pela América Central e Caribe. Em 2013, assumiu a presidência da Basf para a América do Sul.