CEO’S PARTICIPANTES

Walter Dissinger - Votorantim Cimentos

Walter Dissinger chegou à Votorantim Cimentos em junho de 2013 para ocupar a Vice-Presidência de Operações no Brasil. Assumiu, em 1º de janeiro de 2014, a posição de Diretor-Presidente da companhia, cargo que ocupa até hoje.

Nascido nos Estados Unidos em uma família alemã, Walter é Engenheiro Industrial formado pela Universidade de Karlsruhe (Alemanha), com extensões em Finanças pelo Insead (França) e em Negociação e Estratégia pela Harvard Business School (EUA).

Walter consolidou sua carreira na Basf, onde começou como trainee e ocupou diferentes posições no Brasil, na Argentina e na Alemanha, como Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, Vice-Presidente Global de Químicos de Performance e Vice-Presidente Regional de Produtos Agrícolas para a América Latina. Antes de chegar à Votorantim Cimentos, Walter era Presidente Global da divisão de Saúde e Nutrição e membro do Comitê Executivo Global da Basf.


Roberto Cortes - MAN Latin America

Malagrine

Antonio Roberto Cortes, 61 anos, é graduado em Economia pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Finanças. Possui especialização pelo Insead, Escola de Negócios com sede em Fontainebleau, na França.

Com passagens pelas áreas financeiras e de negócios de cinco empresas multinacionais, Cortes atua há 37 anos na indústria automobilística, sendo 3 deles em Detroit, nos EUA. Nos últimos 20 anos, tem presidido a MAN / Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Cortes participa dos Conselhos Administrativos do Banco Volkswagen, Fundação Volkswagen e Volkswagen Previdência Privada – VWPP. Também é vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – Seção Rio de Janeiro, e membro do Grupo de Líderes Empresariais – LIDE, associação de empresários destinada a fortalecer o pensamento, o relacionamento e os princípios éticos de governança corporativa no Brasil.

O executivo foi eleito “Personalidade da Indústria Automotiva” pela Editora Autodata em 2010 e “Líder do Brasil na Indústria Automotiva” no ano de 2011 em premiação promovida pelo LIDE e pelo jornal Brasil Econômico. Conquistou também em 2011 o título de Personalidade do Ano pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Em 2012, recebeu o título de Personalidade de Vendas da América Latina pela ADVB filial Estados Unidos, em conjunto com a Federação Nacional das ADVBs (FENADVB). Em 2012 e 2014, foi eleito “Profissional de Montadora do Ano” pelos leitores da revista Automotive Business.

 Ainda em 2014, recebeu o título de Personalidade Brasil-Alemanha pela Câmara Brasil-Alemanha.


Esteban Rossi - BD

Esteban Rossi é atualmente o Vice Presidente e Gerente Geral na BD (Becton, Dickinson & Co) para América Latina, empresa líder global em tecnologia médica.

Nesta posição, Esteban tem a responsabilidade pela operação de todos os negócios da empresa na América Latina, que corresponde a mais de 35 países e conta com mais de 13.500 funcionários, possuindo 8 fábricas na região.

Com mais de 20 anos de experiência no setor da saúde, Esteban iniciou a sua carreira na BD Argentina em 1996, tendo exercido diversas posições de liderança, como: Gerente de Vendas e Marketing; Gerente Geral BD Argentina e Diretor de Negócios para América Latina na divisão de Pré-Analíticos. Mudou-se para o Brasil em 2008, para comandar a Diretoria do Segmento Medical – MPS, na América Latina.

Em 2011, Esteban Rossi foi nomeado para a posição de Vice Presidente e Gerente Geral para todos os negócios da BD na América Latina.

Antes de ingressar na empresa, Esteban atuou por mais de 3 anos como responsável clínico laboratorial de hospitais na Argentina e também foi pesquisador da Universidade Nacional de Buenos Aires (ARG).

Possui formação em Bioquímica pela Universidade Nacional de Buenos Aires (ARG) e MBA pela Universidade de Salvador (ARG) e pela Universidade Estadual de Nova York (EUA).


Roger Laughlin - Makro Brasil

roger-laughlin

Roger Laughlin é o atual Presidente do Makro Atacadista do Brasil, desde 2010.

Nascido em 1951, em Caracas na Venezuela. Roger se formou em Administração de Empresas e se especializou em 1978 nos Estados Unidos.

Desenvolveu sua carreira no varejo, não apenas no setor atacadista, mas também na área de distribuição, importação e exportação. Teve negócios próprios, como lojas de artigos esportivos, indústria e empresa de importação/exportação. 

Começou sua carreira no grupo SHV como fornecedor do Makro Venezuela. Após esse período em 2005 foi chamado para trabalhar no Makro como Consultor para negociações com a China e todo o mercado asiático, atuando como Gerente de Compras Conjuntas do Makro América do Sul. Em 2006 assumiu a Presidência do Makro Argentina, onde atuou por aproximadamente 4 anos, aumentando o número de Lojas de 15 para 25.

Em 2010 assumiu a Presidência do Makro Brasil, representando a operação mais importante do Makro na América do Sul. Em 2015 implantou um novo canal de vendas, o Makro até Você e novamente assumiu a Presidência do Makro Brasil desde junho/2015.


Luis Rezende - Volvo Cars

luis-rezende-volvo

Luis Rezende, 36 anos, iniciou a sua vida profissional  na empresa PSA Peugeot Citroen em 2000. Ingressou na Maxxium como Analista Financeiro Senior em 2002. Na Philips do Brasil Ltda, exerceu a  função de Business Controller – Latin América  de 2004 a 2007 e de Auditor Interno de 2007 a 2008.

Em 2008, ingressou na Volvo Cars  como CFO, sendo responsável por toda a área financeira da Volvo para América Latina. Em janeiro de 2014, foi nomeado presidente para as operações no Brasil. Reúne grande experiência de mercado e conhecimento da marca Volvo. 

Bacharel em Economia pela Fundação Santo André e Master in Business Administration pela Fundação Getulio Vargas.  Possui experiência em ambientes internacionais e liderança de equipes de alta performance. 


Paulo Ricardo Stark - Siemens

paulo-ricardo-siemens

Paulo Ricardo Stark, 48 anos, é presidente e CEO da Siemens no Brasil desde outubro de 2011. Com extensa experiência internacional e, já ocupou postos de liderança no México e Alemanha.

Nascido em Curitiba, é engenheiro eletricista e iniciou sua trajetória na empresa em 1988, quando ingressou como estagiário. Na época estudante de Engenharia Elétrica no CEFET (hoje, Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Stark foi efetivado após poucos meses na área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). No inicio dos anos 90, Stark cumpriu seu primeiro período profissional na Alemanha, passando seis meses na cidade de Witten.

De volta ao Brasil, continuou atuando na área de Telecomunicações da empresa. Em 1993 volta à Alemanha para trabalhar no desenvolvimento de um projeto na área de PABX. Um ano e meio depois, assumiu a gerência de projetos de P&D em Curitiba, sendo promovido, em 1997, ao cargo de gerente geral da área.

Em 2000, foi transferido para a sede da empresa, em São Paulo (SP), como gerente da Unidade de Negócios de telefones fixos. Com a aprovação do sistema GSM para telefonia celular no Brasil, Stark passou a dirigir a área de telefones móveis no País.

A bem-sucedida implantação levou o executivo a um período de um ano no México, em 2004. No ano seguinte, início de uma nova temporada na Alemanha na área de transmissão de energia, onde assumiu como gerente mundial da Unidade de Proteção e Controle.

Em 2008, tornou-se CEO mundial da Unidade de Low Voltage, no Setor Industry, cargo que ocupou até o final de 2010, quando retornou ao Brasil, ocupando a  área de Vendas do Setor Energy. Pouco antes de assumir o cargo de CEO e presidente da Siemens no Brasil, Stark ocupava o cargo de diretor do setor de infraestrutura e Cidades da Siemens no Brasil.


José Roberto Loureiro - Laureate Brasil

José Roberto Loureiro é CEO da Laureate Brasil. Graduado em Administração, possui especialização em Gestão de Seguros pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, especializações em Liderança Estratégica pela London Business School e em Inovação Estratégica, Crescimento e Inteligência de Mercado pela Harvard Business School.Loureiro iniciou suas atividades na Laureate Brasil em 2010, como vice-presidente de Operações.  Assumiu o cargo de CEO em 2012. Durante esses cinco anos na Laureate, Loureiro esteve à frente de importantes avanços na qualidade de ensino e de infraestrutura das instituições que integram a rede e do aumento expressivo da oferta de cursos. Atualmente, a Laureate Brasil conta com 12 instituições de ensino em oito estados brasileiros.O executivo também foi mentor da ideia de fundar a Abraes – Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Superior – e é membro de seu conselho administrativo. A entidade, criada em janeiro de 2013, tem o objetivo de aproximar governo e setor, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas, profissionalização e modernização do segmento no Brasil.Loureiro acumula ainda sólida experiência como CEO de grandes empresas no mercado de seguros, no qual atuou por 27 anos, 11 deles em cargos de presidência. Foi CEO da Metlife Brasil de 2005 a 2010 e da Citi Insurance Brazil (Citigroup) de 2001 a 2005.


Ricardo Ermirio de Moraes - Natural One

Ricardo Ermirio de Moraes é formado em  Engenharia Quimica trabalhou no Grupo Votorantim por 17 anos como  CEO  nas áreas de  Cimento, Produtos químicos, Votorantim Internacional, e  em Suco de Laranja.

Após sua saída do grupo assumiu a posição no Grupo Fischer de CEO da Citrosuco e depois de CEO do Grupo Fischer .

Atualmente é o CEO da  Natural ONE, uma empresa 100% brasileira focada no mercado de suco Integral . Nos últimos a Natural One  cresceu a taxas superiores a 50% anuais e hoje a empresa é uma das líderes de mercado de sucos no Brasil , competindo de igual por igual com os grandes players de mercado  . Ricardo é ainda membro do Conselho de Administração da Holding do Grupo Votorantim do qual continua participando ativamente.


Fabio Fossen - Bridgestone

fabio-fossen-bridgestone

Fabio Fossen assumiu a presidência da Bridgestone Brasil em 2014, sendo responsável pelas operações locais e pelos mercados do Brasil e Paraguai.

Com mais de 20 anos de experiência, o executivo atuou em diversas áreas, como gestão industrial, consultoria de alta gestão, M&A, desenvolvimento de novos negócios e vendas.

Antes da Bridgestone, Fossen atuou em várias posições de liderança nas áreas comerciais e de planejamento estratégico na Coca-Cola FEMSA Brasil e para o Mercosul. Além disso, tem também em seu currículo posições de liderança em diversas empresas como Booz&Co, Mercer Management Consulting em Chicago (EUA), AmBev e Sachs Automotive

Fossen é formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com MBA pela Stephen M. Ross School of Business at the University of Michigan.


Javier Bilbao - DHL

dhl-javier-bilbao

Javier Bilbao é presidente da DHL Supply Chain, líder mundial em logística, armazenagem e distribuição, no Brasil desde agosto de 2014. A partir da sede da empresa em Campinas, o executivo lidera uma equipe de cerca de 8 mil colaboradores, distribuídos em mais de 60 Centros de Distribuição em todo o País.

Antes de assumir o cargo, o executivo foi diretor-geral da DHL Supply Chain na Espanha e Portugal, tendo desempenhado diversas outras funções, com destaque para o setor de varejo e fashion, onde desenvolveu negócios com os principais clientes da indústria varejista e do segmento de moda europeu.

Javier Bilbao é formado em Gestão de Negócios pela Universidade do País Basco e tem MBA Executivo pelo Instituto Empresa Business School de Madrid. Sua chegada à DHL ocorreu no início de 2000, quando ingressou no departamento de auditoria. Após isso, desempenhou diferentes funções na empresa nas áreas de gestão financeira e de operações.


Fernando Stinchi - EPSON

fernando-stinchi-epson

Fernando conta com mais de 15 anos de experiência em posições executivas, caracterizadas por empreendedorismo, liderança pragmática e geração de valor para acionistas, colaboradores e parceiros. Clara determinação por resultados positivos comprovados em situações de start-ups, transformações e rápido crescimento de negócio, incluindo aquisições. Profundo conhecimento de negócios, adquirido em ambientes complexos nos segmentos de consumo e profissional ( público e privado ) considerando multi-produtos, multi-canais e multi-países, em organizações matriciais com intensa exposição internacional. Trata-se de um executivo pragmático que gosta de desafios e de trabalho em equipe, constantemente desenvolvendo uma forte equipe e promovendo um clima de confiança e cooperação.  Baseia suas decisões nos principais motores de desenvolvimento de mercado e sempre como uma organização centrada no cliente.

Atualmente preside a Epson do Brasil, empresa multinacional do ramo de tecnologia. Nas palavras dele "uma empresa que estabelece tendências, criando não apenas produtos, mas experiências, que contribui para um mundo melhor". É muito emocionante e atraente a oportunidade de usar a perspicácia do seu negócio e contribuir para o crescimento da empresa no Brasil, e ele definitivamente quer fazer parte disso.


Sylvia Brasil Coutinho - Banco UBS

UBS - Sylvia Brasil Coutinho, PRESIDENTE DO UBS BRASIL

Sylvia Brasil Coutinho assumiu a presidência do banco UBS no Brasil em 2013, incluindo a maior corretora do pais, Investment Banking e Wealth Management dentro das principais linhas de negocio. Antes de se juntar ao UBS, Sylvia era responsável pelos negócios de Varejo, Seguros, e Asset Management do Banco HSBC para a América Latina, com mais de 27 mil colaboradores, e USD 55 bilhoes de ativos sob gestao.

Sylvia ingressou no HSBC em 2003, e ocupou vários cargos, incluindo CEO da area de Asset Management para as Américas e Mercados Emergentes, baseada em Nova York, representando aproximadamente U$ 130 bilhões em ativos sob gestao em 7 paises.

Sylvia começou sua carreira no Citigroup, onde passou 17 anos em diversos cargos de direção no Brasil e no exterior, tendo tido experiencia em trabalhar por mais de 10 anos nos Estados Unidos, mas tambem Europa e Asia.

Engenheira Agronoma pela ESALQ – USP - e possui um MBA pela Columbia University, em New York – EUA.
Sylvia atuou em instituições como a ANBID, foi presidente do LIDE Mulher e hoje faz parte do Conselho de Empresários do Instituto Airton Senna, grupo focado no desenvolvimento da educação púbica no Brasil e do CEO Task Force on Early Childhood e é membro do board da Edenred e da Brazil Foundation.

 


Fernando Alves - PWC

fernando-alves-pwc

Sócio-presidente da PwC Brasil e membro de fóruns internacionais do Network de firmas PwC, dentre os quais o Global Strategy Council e o Asia, Pacific & Americas Cluster Leadership Anteriormente às responsabilidades atuais como CEO da PwC-Brasil, foi membro do Global Board da PwC International. Também trabalhou em vários mercados e escritórios da PwC, a saber: Salvador, Vitória, Houston, Nova Iorque e São Paulo.

Bacharel em Administração de Empresas, Bacharel em Ciências Contábeis e Mestrado em Administração.

Cursos de extensão no Massachusetts Institute of Technology – MIT (EUA), na University of Western Ontario (Canadá), na Darden School - University of Virginia (EUA), na Escuela de Dirección y Negocios de la Universidad Austral – IAE (Argentina) e na Fundação Getúlio Vargas.

Vice-presidente do Conselho de Administração da Câmara Americana de Comércio no Brasil – AMCHAM.

Membro Titular da Academia Paulista de Contabilidade.

Membro dos Conselhos de Administração do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil. Foi membro da diretoria do Conselho Empresarial Brasil-China e vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Ex-integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República Federativa do Brasil (CDES).

Membro do Board of Advisors dos Programas no Brasil da Joseph M. Katz Graduate School of Business da Pittsburgh University (EUA).

Agraciado com as designações de: "Administrador Emérito 2013", concedido pelo Conselho Regional de Administração - CRA de São Paulo; "Profissional do Ano 2012", concedido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – ANEFAC; e "Destaque do Ano 2007", concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF.

Condecorado em 2011 com a "Medalha da Inconfidência" pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Homenageado em 2008 com o título de "Cidadão Paulistano" pela Câmara de Vereadores da Cidade de São Paulo.

A PwC Brasil é uma organização de prestação de serviços de auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de gestão e assessoria em transações. Presente no Brasil há 100 anos, desde 1915, a PwC é a empresa líder nos seus segmentos de atuação e opera com cerca de 5.500 profissionais através de 18 escritórios nos principais centros econômicos do País.


Frederico Pedreira - Avianca

Frederico Pedreira é presidente da Avianca Brasil, onde atua há seis anos, tendo exercido anteriormente o cargo de vice-presidente executivo. Formado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Lisboa (Portugal) e pela SUPAERO (França), possui mestrado em Administração pelo INSEAD (França e Cingapura). O executivo acumula mais de dez anos de experiência em aviação comercial, com passagens também pelas áreas financeira, de estratégia e projetos dos grupos Avianca Holdings (Colômbia) e TACA Holdings (El Salvador).


Marcello Spinelli - VLI

Marcello Spinelli - CEO da VLI

Marcello Spinelli é o diretor-presidente da VLI desde a criação da empresa em 2010. Da sede da companhia em São Paulo, ele lidera uma equipe de mais de 7 mil profissionais distribuídos por 9 estados, além do Distrito Federal, e dedicados a contribuir para a transformação logística do Brasil. A VLI integra operações em ferrovias, terminais terrestres e terminais portuários, transportando as riquezas do país por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Engenheiro de produção formado pela USP (Universidade de São Paulo), Spinelli tem especializações no IMD Business School, Kellogg School of Management e MIT - Massachusetts Institute of Technology.  Nascido em Salvador e radicado em São Paulo, começou sua carreira na Ambev como trainee. Em 2002, ingressou na Vale, tendo atuado em diversos departamentos, como comercial, portos, ferrovias e logística de carga geral, até assumir o comando da VLI em 2010.


Mateus Bandeira - FALCONI

mateus-bandeira-falconi

Presidente da FALCONI Consultores de Resultado, uma das mais renomadas consultorias de gestão e de resultados do Brasil, já foi presidente do Banrisul e secretário do Planejamento do Rio Grande do Sul. Com MBA pela Wharton, pós-graduação em PPGA na UFRGS e Owners and Presidents Management Program (OPM) pela Harvard Business School, Bandeira está na presidência da Falconi desde 2011 liderando a consultoria na internacionalização da empresa com escritórios nos Estados Unidos e México.



Mateus Bandeira - FALCONI

mateus-bandeira-falconi

Presidente da FALCONI Consultores de Resultado, uma das mais renomadas consultorias de gestão e de resultados do Brasil, já foi presidente do Banrisul e secretário do Planejamento do Rio Grande do Sul. Com MBA pela Wharton, pós-graduação em PPGA na UFRGS e Owners and Presidents Management Program (OPM) pela Harvard Business School, Bandeira está na presidência da Falconi desde 2011 liderando a consultoria na internacionalização da empresa com escritórios nos Estados Unidos e México.