Dezesseis universitários serão escolhidos para acompanhar um dia inteiro de trabalho do presidente de uma grande empresa. Os finalistas vão receber relatório de assessment, com avaliação de suas competências, personalidades e objetivos.

FR20 SÃO PAULO - SP - 15/05/2015 - CARREIRAS - CEO POR UM DIA - Fotos do presidente da Philips, Sr. Henk de Jong(óculos), com o estudante Breno Marchetti Fortuna, que foi escolhido pelo programa " CEO por um dia ", parceria do Estado com a empresa Odgers Berndtson, para acompanhar um dia inteiro do dirigente da empresa. FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO

O então estudante Breno Fortuna e o presidente da Philips, Henk de Jong (de óculos), na edição 2015 do programa. Foto: Felipe Rau/Estadão

As inscrições para universitários do último ou penúltimo ano de qualquer curso participar do programa CEO por um Dia foram prorrogadas até o próximo dia 10. Realizado pela consultoria Odgers Berndtson com apoio do Estado, PDA International e Machado Meyer Advogados, a iniciativa vai escolher 16 estudantes para serem “sombra” do presidente de uma grande empresa e acompanharem durante todo o dia o trabalho desse executivo. Participam Votorantim, DHL, Siemens, Volvo, Bridgestone, Makro, UBS, Epson, Laureate, PWC, Man, BD, Natural One, Valor Logística Integrada (VLI), antiga Vale Logística,  Avianca e Falconi Consultores de Resultado.

Para o presidente da Odgers no Brasil, Luiz Wever, trata-se de uma oportunidade única tanto para o estudante, que irá vivenciar a realidade do trabalho do executivo, quanto para a empresa. “Ela adquire uma imagem engajada e atualizada, como também comprometida e interessada em entender a realidade dessa nova geração que estará ingressando no mercado de trabalho em breve. É importante propiciar essa abertura e passar adiante esse capital intelectual e de vida”, diz Wever.

O coordenador do programa, Ademar Couto, aborda algumas das vantagens para os universitários. “Eles ganham experiência e habilidades para futuras buscas de emprego, pois terão a oportunidade única de serem entrevistados por um headhunter sênior. Ao mesmo tempo, vão conhecer como é um processo de busca de profissional, quais são as perguntas, como ele é avaliado”, diz. Os finalistas ainda vão receber o relatório de assessment, com avaliação de suas competências, de suas personalidades, de seus objetivos.

Na primeira edição do CEO por um dia, nove universitários foram escolhidos nove universitários, entre eles, Breno Fortuna, agora graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele teve a oportunidade de ser “sombra” o CEO da Philips na América Latina, Henk de Jong, em várias dessas reuniões. Fortuna também esteve presente a uma videoconferência com a matriz da Philips, além de acompanhar Jong em reunião externa com clientes. Para o jovem, ver o CEO da Philips em ação foi importante para que ele percebesse o caminho que realmente gostaria de seguir, profissionalmente, no futuro. “O papel que o Henk tem na empresa é muito importante, reconhecido, e possui um grande impacto na vida de muita gente. Isso me motivou bastante para a carreira que eu quero seguir.”

Comentários