CEOs participantes da Edição 2020

John Rodgerson - CEO Azul Linhas Aéreas
John Rodgerson

AZUL LINHAS AÉREAS

John Rodgerson é o Diretor Presidente da Azul S.A. Ele se juntou à empresa em 2008 como um de seus cofundadores e desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento ao longo da última década. Sob a liderança de David Neeleman e John Rodgerson, a Azul se tornou a maior empresa aérea do Brasil em número de cidades, servindo mais de 100 destinos no país. Com receita anual acima de R$ 11.4 bilhões e mais de 12,000 tripulantes, a Azul foi reconhecida pela TripAdvisor a melhor empresa aérea do mundo. John desempenhou um importante papel no desenvolvimento da Azul, sua forte cultura corporativa e o serviço ao cliente diferenciado. Antes de se tornar o CEO da Azul em 2017, John desempenhava o papel de CFO da empresa sendo responsável por captar mais de US$1 bilhão de recursos financeiros e por liderar o processo de abertura de capital da aérea que ocorreu de forma simultânea em São Paulo na B3 e em Nova York na New York Stock Exchange. Antes de se juntar à Azul, John foi Diretor de Planejamento Financeiro na JetBlue entre 2003 e 2008, onde ele se apaixonou pelo setor aéreo. Antes da JetBlue, ele trabalhou na IBM Global Services. John possui um bacharel em finanças da Brigham Yong University. Ele mora no Brasil há mais de 12 anos e além de sua agenda atarefada como CEO ele faz trabalho voluntário como professor de inglês. Ele é casado com Brooke e juntos eles tem três filhos.

Manfredo Rubens - CEO da BASF
Manfredo Rübens

BASF

Manfredo Rubens assumiu a presidência da BASF para a América do Sul em 1o de maio de 2018.

Anteriormente, ele ocupou o cargo de CFO (Chief Financial Officer) e Vice-Presidente Executivo da BASF Corporation, Florham Park, Nova Jersey, EUA, iniciando nesta posição em janeiro de 2016.

Manfredo liderou as plataformas de serviço da América do Norte nos EUA, Canadá, México, Caribe e América Central, incluindo Finanças e Contabilidade; Controladoria; Imposto e seguro; Auditoria interna; Compras; Sistemas de informação; Operações da cadeia de suprimentos; Recursos Humanos e Comunicação Corporativa. Ele também foi responsável pelos negócios de Saúde e Nutrição, Produtos Químicos para Construção e Proteção de Cultivos na América do Norte.

Manfredo ocupou ainda posições na sede global da BASF em Ludwigshafen, na Alemanha, como presidente de Finanças entre 2008 e 2015 e como vice-presidente sênior de Controladoria Corporativa entre 2005 e 2007.

Em 2001, tornou-se vice-presidente de Planejamento, Controladoria e Integração pós-fusão da divisão de Produtos para Agricultura em Mount Olive, Nova Jersey, EUA, e em Ludwigshafen, Alemanha. Em 1998, Manfredo assumiu como diretor da Unidade Funcional Regional Contábil, Controladoria, Tesouraria, Crédito e Cobrança em São Paulo, Brasil. Ele atuou como Diretor de Finanças da BASF Corporation em Mount Olive, New Jersey, de 1995 a 1998.

Manfredo iniciou sua carreira na BASF em 1991, como especialista em Mercados de Capitais, em Ludwigshafen, na Alemanha.

Nascido em Buenos Aires, Argentina, Manfredo estudou administração de empresas em Mannheim, Alemanha e graduou-se como Diplom-Kaufmann. Manfredo é casado e tem três filhos.

Assumiu a presidência da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha AHK São Paulo desde 13 de agosto de 2020.

Marc Reichardt, CEO da Bayer
Marc Reichardt

BAYER

Marc Reichardt é presidente do Grupo Bayer no Brasil desde setembro de 2018. É formado em Engenharia Agronômica pela Escuela Técnica Superior de Ingenieria Agraria, na Espanha, mesmo local onde também concluiu seu mestrado. Iniciou suas atividades no Grupo Bayer em 1985, como representante de vendas na Bayer Hispania AS. O executivo trilhou uma carreira de sucesso na companhia, passando por países como Espanha, Polônia, Alemanha e Argentina, além do Brasil. Ele também conta com uma experiência de mais de dez anos no mercado brasileiro. De 2003 a 2013, presidiu a divisão CropScience para Brasil e Mercosul. Posteriormente, foi nomeado para o Comitê Executivo da Bayer CropScience como Chefe de Operações de Negócios para América Latina entre 2006 e 2013. Antes de voltar ao Brasil para assumir a presidência da Bayer no país, Marc foi membro do Conselho Executivo da divisão Crop Science da Bayer AG, na Alemanha, responsável mundialmente pelas Operações Comerciais Agrícolas, entre 2014 e agosto 2018.

Paulo Correa Junior - CEO da C&A
Paulo Correa Junior

C&A

Paulo Correa é o presidente da C&A Brasil desde 2015. Membro do Conselho da C&A S.A., e integrante do Board Global de Sustentabilidade da companhia. Na C&A desde 2004, começou como Diretor de Projetos Estratégicos, Diretor de Compras, Vice-Presidente Comercial e tendo conduzido a empresa em 2019 para o seu IPO. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA pela The Fuqua School of Business, da Duke University. Anteriormente trabalhou na McKinsey & Company, Capital One Financial Services e Company.

Marcelo Cordaro - CEO da Camargo Correa Infra
Marcelo Cordaro

CAMARGO CORREA INFRA

Marcelo Cordaro é Engenheiro Eletricista – na modalidade eletrônica – pela Escola Politécnica da USP, mesma escola na qual concluiu mestrado em 1989. Possui doutorado pela Washington University in St Louis (EUA), realizado em 1996. Atua como membro de conselhos consultivos e de administração desde 2017. Foi presidente das operações da América Latina, vice-presidente executivo e membro do Comitê Executivo Global da Pöyry Plc, entre 2008 e 2017. Como consultor empresarial e executivo exerceu posições na McKinsey, Booz Allen e Braskem, de 1996 a 2008. Antes de iniciar a sua carreira como executivo, trabalhou em P&D no Brasil e nos EUA.

Margot Greenman - CEO da Captalys
Margot Greenman

CAPTALYS

Margot Greenman é co-fundadora e CEO da Captalys, uma empresa de tecnologia financeira que possibilita à empresas oferecer crédito às suas comunidades de negócios (clientes, vendedores, fornecedores, funcionários, etc.). Antes de fundar a Captalys, Margot trabalhou em investment banking no Credit Suisse e em investimentos privados na International Finance Corporation (IFC, do Banco Mundial) e na D.B. Zwirn & Co., onde era gerente de portfólio dos investimentos em private debt brasileira da empresa. Margot é bacharel em Economia Aplicada pela Cornell University e possui MBA pela Harvard Business School. Interage com o Brasil há 20 anos e mora no país há dez.

Sergio Mobaier - CEO da Catupiry
Sérgio Mobaier

CATUPIRY

Formado em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP com Pós-Graduação em Administração Industrial pela USP, MBA Empresarial pela FDC e Pós-MBA pela Universidade de Chicago.

28 anos de carreira, que começou na área Industrial, onde trabalhei por 10 anos, passando pela área Comercial (Marketing e Vendas), onde fiquei com 13 anos, Técnica (P&D e Qualidade), onde permaneci por 3 anos e, mais recentemente, como Diretor Geral/CEO desde 2018.

Carreira construída e consolidada em empresas de alimentos, principalmente as voltadas para bens de consumo de proteína animal.

Sadia-BRF (Gerente Industrial/10 anos e Gerente de Marketing/6 anos), onde comecei minha via profissional e permaneci por 16 anos, depois Marfrig (Diretor de Marketing/3 anos), Bunge (Diretor de Marketing/3 anos), JBS (Diretor de P&D e Qualidade/3 anos e Diretor Geral/2 anos) e, agora, Catupiry (CEO).

Cesar Gon- CEO da CI&T
Cesar Gon

CI&T

Cesar Gon é um empreendedor no universo tecnológico/digital. Ele aprendeu a programar aos 11 anos e, aos 13, vendeu o código de um jogo de xadrez para uma revista de tecnologia. Aos 23 anos, ele fundou a CI&T, uma empresa pioneira em serviços digitais para ajudar grandes empresas a fazer mudanças em escala, conectando resultados de negócios com soluções de tecnologia. Sob sua liderança como CEO, a empresa alcançou 25 anos de crescimento consecutivo e expansão global. Gon é engenheiro de computação, com mestrado em Ciência da Computação pela Unicamp. Ele também é um investidor ativo em fundos de risco e startups. Em 2019, ele foi premiado com o EY Entrepreneur Of The Year™ no Brasil.

Orlando Machado Junior - CEO da Coimex
Orlando Machado Junior

COIMEX

Nascido em Santos (SP) e formado em Economia pela Universidade Católica de Santos, tem larga experiência como executivo e investidor em negócios nas áreas de exportação, importação, logística de armazenagem e transporte, portos, concessão de rodovias, energia elétrica, educação, além de negócios industriais, imobiliários e financeiros. Desde 2011, é o Presidente da Coimex Empreendimentos e Participações (“Coimexpar”), holding do Grupo Coimex, além de membro efetivo do seu Conselho de Administração. É também membro titular dos Conselhos de Administração das empresas Tegma Gestão Logistica, Companhia Portuária Vila Velha, Coimex Consórcios, Concessionária Rodovia do Sol, Cisa Trading, Companhia Energética de Petrolina, Drausuisse e Coimex Capital.

RonaldoCorrea - CEO do Commerzbank
Ronaldo Corrêa

COMMERZBANK

Ronaldo Corrêa é o CEO do Commerzbank Brasil desde 2018. Formado em Economia pela Universidade Mackenzie, possui MBA em Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral. Trabalhou por diversos anos em outra instituição financeira tendo passado por diversas áreas sendo sua última posição a de Country Manager do banco brasileiro na Alemanha até 2015, quando então retornou ao Brasil e se juntou ao time do Commerzbank. O Commerzbank é um banco alemão com 150 anos de atividade, presença em diversos países e forte atuação no comércio exterior global.

Felix Cardamone - CEO da ConectCar
Felix Cardamone

CONECT CAR

CEO da ConectCar desde 2016. Foi Presidente por dois anos no Banco Fibra e trabalhou 25 anos no Banco Santander, onde foi por três anos Vice-Presidente Executivo. Atuou também na área tech/digital, como Presidente executivo e do Conselho de Administração da Webmotors. Foi Diretor Setorial na FEBRABAN, Presidente na ABECS, Vice-Presidente da ACREFI, ABECIP e ABBC. É Conselheiro do ICarros e foi membro dos Conselhos de Administração do CSN, Tecban, Banco RCI, Visanet (Cielo), Visa-Vale (Alelo) e Visa Latin America. Graduado em Administração de Empresas e tem MBA em Finanças.

Eduardo Ricotta - CEO da Ericsson
Eduardo Ricotta

ERICSSON

Eduardo Ricotta é o Presidente da Ericsson para o Cone Sul da América Latina. Seu objetivo na posição é manter o alto nível de desempenho no Brasil, onde a Ericsson é líder indiscutível em plataformas digitais e redes móveis, além de melhorar ainda mais os bons resultados dos clientes da Ericsson na Argentina, Chile, Peru e Uruguai.

Antes de assumir essa posição em janeiro de 2019, Ricotta ocupou vários cargos de liderança sênior na Ericsson, entre eles, o de Presidente da Ericsson Brasil (jun2017-dez2018) e Head de Negócios para América Latina e Caribe (2012-2017). Ao longo de sua jornada, ele pôde acumular conhecimento profundo sobre o setor de telecomunicações na região, os desafios locais e requisitos regulatórios, bem como das necessidades dos clientes.

O executivo iniciou sua carreira na Ericsson em 1993 como trainee. Formou-se em Engenharia de Telecomunicações no Inatel, é pós-graduado em Marketing pela ESPM e em Gestão de Negócios pela FGV, com MBA pelo Insper, com diversas especializações concluídas em negócios na Columbia University e na London Business School. Ele é fluente em inglês, espanhol e português.

Gisselle Ruiz Lanza - CEO da Intel
Gisselle Ruiz Lanza

INTEL

Gisselle Ruiz Lanza é a diretora geral da Intel Brasil e responsável pelas operações da empresa no País. Desde 2012, ocupava o cargo de diretora de varejo e consumo. Com mais de 20 anos de experiência, sua carreira inclui passagens pela Argentina e México, onde atuou em diversas áreas como vendas ao consumidor e marketing, gerenciamento de vendas e desenvolvimento de canais. Mãe de dois e apaixonada por esportes, Gisselle é uma das maiores incentivadoras da inclusão e diversidade nas empresas, sendo principal sponsor do grupo de Diversidade & Inclusão dentro da empresa.

Allan Finkel - CEO da Novo Nordisk
Allan Finkel

NOVO NORDISK

Allan Finkel é natural de São Paulo, Brasil. Ele é graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mauá de Engenharia, com extensão universitária em Administração de Empresas pela FGV-SP. Ele possui um MBA pela Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill nos Estados Unidos.

Após finalizar seu MBA em 2001, Allan trabalhou na Bristol Myers Squibb em Nova Jersey, EUA por 3 anos, em marketing e vendas.

Em 2004 Allan retornou ao Brasil onde iniciou seu trabalho na Eli Lilly na área de Relações Governamentais. Em 2006 assumiu a diretoria desta área onde desenvolveu um projeto de expansão da área e dos negócios da empresa em acesso e comunicação. Em 2010 ele atuou por um ano como Diretor de Novos Negócios para a América Latina quando em 2011 assumiu a Diretoria de Vendas da afiliada Brasileira onde foi responsável pelas áreas de vendas, comercial, além de treinamento e produtividade de vendas.

Em 2015 Allan foi convidado para a assumir a Vice-Presidência e Gerência Geral da Novo Nordisk Farmaceutica do Brasil onde atua até hoje. Uma empresa dinamarquesa líder na área de diabetes, obesidade, hemofilia e hormônio de crescimento. Allan é responsável atualmente por um faturamento de cerca de R$ 1 bilhão, além de mais de 350 funcionários no Brasil.

Allan também é presidente do conselho da Interfarma (Associação das Indústrias Farmaceuticas de Inovação) e membro do conselho do Instituto Fazendo História, uma ONG fundada em 2005 com o objetivo de acolher crianças e adolescentes que sofrem ou sofreram de uma separação familiar.

Allan é casado e tem dois filhos, Felipe de 16 anos e Marina de 13 anos.

Marcilio D'Amico Pousada - CEO da Raia Drogasil
Marcílio D’Amico Pousada

RAIA DROGASIL

Marcílio D‘Amico Pousada, CEO à frente da RD desde julho de 2013, possui mais de 26 anos de experiência multisetorial de varejo em grandes organizações brasileiras e globais, incluindo Livrarias Saraiva (2005 – 2013) e Office Net (2000 – 2005), das quais foi presidente, bem como Submarino, Sam’s Club (Grupo Walmart), Mappin e C&A. Formado em Administração pela FAA.

Sergio Saraiva - CEO da Rappi
Sérgio Saraiva

RAPPI

Sérgio Saraiva é presidente do Rappi no Brasil desde janeiro de 2020. O executivo tem uma vasta experiência nas áreas de operações de vendas/suprimentos, tecnologia, finanças, pessoas (RH) e gestão, e é muito engajado em startups, transformação digital e inovação. Antes de ingressar na companhia, trabalhou mais de 20 anos na Anheuser Busch Inbev (Ambev no Brasil), onde começou como trainee em administração e depois assumiu operações de liderança no Brasil, Peru, China e Coreia. Além disso, empreendeu e atuou na Diletto e na Cielo.

Marcos Medeiros - CEO da Tegma
Marcos Medeiros

TEGMA

Marcos Medeiros é o CEO da Tegma Gestão Logística. É graduado em engenharia mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes e tem MBA pela Fundação Dom Cabral. Com mais de 25 anos de experiência em logística, atuando em diferentes segmentos como petroquímico, químico, bens de consumo, comércio exterior, automotivo, dentre outros. Medeiros iniciou sua carreira em empresas como Grupo Ultra, Katoen Natie, Grupo Libra e por fim chegando a Tegma.

Juliano Ohta - CEO da Telhanorte
Juliano Ohta

TELHANORTE

Juliano Ohta é CEO da Telhanorte-Tumelero, divisão de varejo do Grupo Saint-Gobain no Brasil, membro do Conselho do IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo e Conselheiro Emérito do Capitalismo Consciente.

Com mais de 15 anos dedicados ao varejo e ao Grupo Saint-Gobain, Ohta trabalhou em empresas na França, Espanha e Itália por uma década, com passagem por áreas diversas, principalmente no varejo – de marketing, vendas e finanças à logística.

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, o executivo fez pós-graduação na Harvard Business School (GMP) e mestrado em empreendedorismo na École Supérieure de Commerce de Paris.

Otto Von Sothen - CEO da Tigre
Otto von Sothen

TIGRE

A Tigre é uma multinacional familiar brasileira, líder nos segmentos de tubos, conexões, ferramentas para pintura, metais sanitários, acessórios e caixas d´agua. Conta com aproximadamente 6 mil funcionários e 22 fábricas na América do Sul e nos Estados Unidos.

Otto possui 30 anos de experiência em empresas de consumo massivo; foi Presidente da Diageo Brasil, Uruguai e Paraguai e da PepsiCo Alimentos no Brasil e na Região Andina.

Otto é membro do Conselho de Administração da HM Engenharia, do Conselho Consultivo da Bauducco e é membro do Conselho do Instituto Trata Brasil e da Abramat (Associação Brasileira da Industria de Materiais de Construção). É formado em Economia pela UFRJ e tem MBA pela J.L. Kellogg Graduate School of Management de Evanston, IL.

Edson Paixão- CEO da Ultragenyx
Edson Paixão

ULTRAGENYX

Profissional com 27 anos de experiência na Industria Farmacêutica com passagens pela Pfizer, Bayer, Organon, Janssen, Sanofi Genzyme, Vertex e atualmente Ultragenyx Pharmaceuticals, exercendo nos últimos 7 anos a função de Gerente Geral dentro do segmento de doenças raras. Além de Brasil, ampla experiência no gerenciamento de operações internacionais (América Latina) e conhecimentos sólidos do mercado Centro Americano e Caribenho.

Bacharel em Ciências Biológicas e Administração de Empresas, com MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas, Curso de Extensão em Gestão Estratégica pela Wharton Business School e Mestrado em Genética Humana pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo.

Fluente em Inglês e Espanhol.

Hugo Rodrigues - CEO da WMcCann
Hugo Rodrigues

WMCCANN

Hugo Rodrigues estudioso do consumo e comportamento do consumidor, Hugo Rodrigues foi escolhido pelo grupo americano Interpublic para suceder Washington Olivetto no comando da WMcCann, em novembro de 2017. Atento às constantes transformações digitais e como isso impacta o comportamento diário de todos nós, Hugo entende que os trabalhos de comunicação precisam trazer retornos rápidos e comprovados para os clientes. Esse perfil contribuiu para que ele fosse eleito o publicitário mais admirado pelos profissionais de marketing, segundo o último estudo da Agency Scope com mais de 300 clientes. Ao longo de sua carreira, foi jurado de importantes premiações, como D&AD, Cannes, New York Festivals, London Festival, Effie, FIAP, El Ojo e Anuário do CCSP. Soma três premiações no Caboré: como Criativo do Ano em 2014, CEO da Agência do Ano em 2016 e Dirigente da Indústria da Comunicação em 2017 – tendo sido indicado novamente em 2018 na mesma categoria. Vencedor de 17 Leões em Cannes por campanhas para clientes como Heineken, P&G, Swatch, Nestlé Purina e Chevrolet, e 20 Effies, Hugo repete sempre aquilo em que mais acredita: “o resultado do cliente sempre será o nosso melhor prêmio”.